sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Alimentos Que Saciam a Fome


Comer de forma equilibrada e organizada nem sempre é fácil, ainda mais quando temos de enfrentar a costumeira sensação de fome.

A solução? Mude seus hábitos!

Anote que alimentos podem saciar a fome, além de alguns truques para controlar o apetite.

Frutas ricas em água - Todas as frutas com alto teor de água provocam saciedade. Estudos mostram como os alimentos aquosos, além de contribuírem com proteínas, nos ajudam a manter a sensação de fome controlada (em contraste com o que faz um produto com muita gordura). Uma das preferidas dos nutricionistas é a melancia: seus pigmentos vermelhos são antioxidantes, é diurética e depurativa e, como um incentivo no verão, ajuda no bronzeado!


Frutas batidas – você é daqueles que ‘sofre’ para cortar uma fruta para comer? Com os liquidificadores de hoje em dia tudo fica mais fácil: consuma as frutas de outra forma, a líquida. É saboroso e prático, pois você pode preparar uma jarra com a batida de frutas para um ou dois dias. Chega de desculpas!

Mastigue rúcula - Quando estiver pensando em fazer uma salada substitua a alface de sempre por outras folhas, como a rúcula, muito leve, com clorofila, perfeita para desintoxicar o fígado e, além do mais, não estufa. Parece que às vezes nos castigamos enchendo o prato de folhas de alface e, poucas horas depois, já estamos com fome de novo. Se adicionarmos à nossa salada um pouco de legumes, fibra, algumas frutas secas, ou inclusive um pouco de queijo (como o de cabra) estaremos enriquecendo-a e obtendo um alimento muito mais completo, saudável e saciante. Além do mais, sua textura fará com que tenhamos de mastigar mais, outro elemento fundamental na hora de saciar a fome.

Gelatina ágar-ágar - Outro ingrediente 'top' para acrescentar aos seus pratos é a alga ágar-ágar. Uma opção muito divertida é fazer gelatina com este produto, com formatos de guloseimas, para ter um visual mais apetecível; você terá que mastigá-la, e além do mais, é ótimo para quem sofre de prisão de ventre.


A água – A água é outra fonte de nutrição que deve estar presente em sua vida, e que lhe ajudará a diminuir a sensação de fome. Mas cuidado: Não se trata de "quanto mais água melhor". Entre dois litros e dois litros e meio está bem, mas também dependerá de como é a sua alimentação, para determinar qual o volume deste líquido que necessita. Por exemplo: se comer muita carne, seu organismo necessitará mais água (ajuda a filtrá-la), mas se consumir muitas hortaliças, chás, etc., seu corpo não pedirá tanta hidratação.

A importância do visual – Ao adicionar, por exemplo, um pouco de pepino, limão, laranja, ou mirtilo, o resultado é muito positivo: por um lado, você terá uma água rica em sabor, e por outro, terá a sensação de que se sacia mais. Aqui entra em jogo o fator visual, já que não se pode saciar apenas com o paladar... Também há outros fatores determinantes, como a visão. Ao visualizar as frutas, sua sensação de fome ficará mais distante.

A proteína - As proteínas são um grande aliado quando falamos sobre alimentos saciantes. Aposte nas proteínas vegetais, que podem ser adicionadas a uma batida, sobremesa... Você não perceberá seu sabor e, no entanto, estará introduzindo uma boa dose de proteína, que ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue. O resultado? A proteína proporcionará uma energia estável e duradoura, permitindo que você chegue a cada refeição sem "desmaiar" antes. Consulte seu nutricionista sobre o produto mais indicado para sua dieta diária.

A aveia – Pode ser combinada a muitos pratos. É outro recurso para enfrenta a sensação de fome e, além disso, tem muita fibra, controla o mau colesterol, e é ótimo para o seu coração. Dica: Adicione ao seu café da manhã, ou junte 3-4 colherinhas a um molho cremoso para temperar a salada, o que ajudará a saciar a fome mais rapidamente. Para os intolerantes ao glúten, é recomendado procurar uma aveia certificada sem glúten.


Alimentos da sua horta - Se anima a ter uma mini-horta? É outra dica para comer bem: não precisa ter muitas variedades, mas dois ou três legumes por temporada farão com que reine a saúde em sua cozinha. No verão, por exemplo, você poderia cortar seus pepinos ao meio, adicionar uma pitada de sal, e terá criado em poucos segundos um verdadeiro aliado da saciedade. O pepino tem muita água, hidrata, tem fibra, e, além disso, é crocante, uma delícia de mastigar!

Sementes de chia - a semente de chia é uma autêntica maravilha. Sacia muito e, além disso, é uma fibra hidrossolúvel, ou seja, que satisfaz sem deixar a sensação de inchaço. Também favorece o trânsito intestinal e regula os níveis de açúcar no sangue. Ótimas para comer sozinhas, como lanchinho, ou adicionadas a algum alimento saudável!

Barras de cereal - Levar barrinhas de cereais (muesli) na bolsa, nas viagens, ou quando ficar muitas horas longe de casa, é uma boa ideia. Melhor ainda se você puder fazer suas barras de cereais em casa: Triture no mixer 60 g de figos secos junto com 70 g de damascos, 60 g de ameixas passas sem caroço, 160 g de tâmaras sem caroço e 115 g de nozes sem casca. Quando obtiver uma massa compacta, tire do mixer, coloque entre duas folhas de papel alumínio e estique com um rolo de massas até atingir uns 5 milímetros de espessura. Leve ao refrigerador esta massa esticada; corte em barrinhas do tamanho que quiser. O que não for consumir guarde na geladeira, envolto em papel alumínio.

Sopas frias - Os cremes com hortaliças são sempre uma boa ideia. Especialmente no verão, as sopas frias lhe ajudarão a combater a sensação de fome. Sugestão: um gazpacho verde de abacate, rico em vitamina E, faz maravilhas para a elasticidade de sua pele.


As frutas secas – Qual é o seu segredo para saciar? Têm tal quantidade de nutrientes que é impossível que você exagere no seu consumo. Alimentam e nutrem demais, o oposto dos produtos industrializados, que somam uma boa porcentagem de calorias, mas poucos nutrientes.

Cogumelos para os vegetarianos – os cogumelos e fungos por si só já são um alimento saciante, mas se além do mais você for vegetariano, lhe ajudarão a substituir a textura e a cor da carne, fazendo com que aumente sua sensação de saciedade. Além disso, são diurético.


Picles – Conservas como os picles podem estar em sua geladeira para acalmar um momento de “ansiedade". Mas cuidado para não abusar do vinagre. Que sejam de boa qualidade (gosto de fazê-los em casa, com pouco sal e sem conservantes). Consuma com moderação, uma ou duas vezes por semana.

Fonte: http://saudesemgluten.blogspot.com.br/

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